sábado, 11 de setembro de 2010

Frivolitê com Agulha (PAP)

Frivolitê
A beleza na ponta dos dedos

Execução: Lúcia Momm; Ambiente: Formato Design;
Xícaras e jarra: Art Mix
A denominação "frivolité", essencialmente francesa, é adotada em quase todos os países da Europa; entretanto os italianos nomeiam a técnica de "occhi". Já os orientais conservam a antiga denominação "makouk", enquanto nos países de lingua inglesa é chamada de "tatting".
A técnica pode ser resumida numa seqüência de nós e picôs que formam círculos e semi-círculos, e estes compõem uma rica trama rendada.
Frivolitê
A beleza na ponta dos dedos
Você vai usar fio Esterlina 5, Coton Perlé DMC, Monalisa da Círculo ou Brisa da Pingouin; agulha para frivolité com 1 mm. Dificuldade: XXX
Dica: para que o trabalho fique com uma boa aparência, o fio deverá ser da mesma espessura da agulha ou ligeiramente mais fino.
Passo-a-passo
(clique nas imagens para ampliar)
 
1. Coloque o fio com 4 m na agulha. Segure a ponta maior do fio junto à agulha, como mostra a foto. 2. Dê uma laçada sobre o dedo, introduzindo a agulha no anel formado, de baixo para cima.

 
3. Puxe, formando o primeiro nó. 4. Dê uma nova laçada, para o outro lado, e passe a agulha pela argola, de trás para a frente.

 
5. Puxe, formando o segundo nó. Os passos de 2 a 5 formam o primeiro nó duplo. 6. Faça mais 7 nós duplos (no total serão 8 nós).

 
7. Dê uma pequena distância (picô) e faça o primeiro nó. 8. Prossiga até completar 4 nós duplos.

 
9. Faça agora 5 nós duplos, sempre intercalados por um picô. Faça mais 3 nós duplos (a seqüência de 5 picôs e 4 nós). 10. Dê mais um picô e faça 8 nós.

 
11. Tendo a seqüência de 8 nós duplos, 1 picô, 4 nós duplos, 5 picôs, 4 nós duplos, 1 picô, 8 nós duplos, puxe todo o trabalho, levando-o para o fio. 12. Puxe até o final, ajeitando com a mão e formando a primeira pétala.

 
13. Para iniciar a segunda pétala, segure a ponta inicial, com a pétala, bem junto da agulha. Mantenha a linha na outra mão. 14. Faça 8 nós duplos, seguindo os passos de 2 a 6.

 
15. Para emendar uma pétala na outra, puxe o fio por dentro do último picô feito. Se tiver dificuldade, você pode usar uma agulha de crochê para auxiliá-la. 16. O fio puxado por dentro do picô deve passar em volta da agulha de frivolitê. Termine este passo apertando bem.

 
17. Continue a seqüência de nós (passos de 8 a 13) para formar a nova pétala. 18. Repita todo o processo formando 7 pétalas. Para a 8ª pétala, repita toda a seqüência (até o passo 9). A seguir, passe o fio por dentro do primeiro picô da primeira pétala. Puxe.

 
19. Passe o fio trazido em torno da agulha de frivolitê. Aperte bem o fio. 20. Para concluir a 8ª pétala, faça 8 nós duplos. Puxe o trabalho para o lado do fio.

 
21. Puxe o fio para fechar a pétala, dando um nó simples com as duas pontas do fio. 22. Esta é a flor pronta.
Fonte de pesquisa:Revista Agulha de Ouro.